domingo, 5 de fevereiro de 2012

Brasa OS

Apresentação:
Brasa OS é uma distribuição Linux baseada no Debian, que conta com seu grande repositório, interface gráfica leve e instalação compilada dos pacotes resultando em desempenho superior. A proposta é entregar um sistema rápido, estável e simples, com o básico necessário para que o usuário personalize como quiser. É um sistema revolucionário por ser o primeiro projetado para instalar pacotes por compilação personalizada, de forma descomplicada, através do comando apt-build. Brasa OS é uma das distribuições Linux mais rápidas do mundo !

Dependências:
Internet via rede ou roteador.

Instalação do Sistema:
1- Grave a Imagem do sistema num CD 2- Conectado a Internet, instale o sistema primário pelo CD, sem ambientes gráficos ou demais pacotes. 3- Faça login como root. 4- Monte o cd-rom com o comando mount /dev/cdrom /media/cdrom 5- Execute o script sh /media/cdrom/installbrasa.sh 6- Responda qual nível de otimização, tipo e quantidade de núcleos do processador.


Instalação em Netbooks:
1- Usando o Unetbootin, converta a imagem de cd para um pendrive 2- Conectado a Internet, instale o sistema primário pelo pendrive, sem ambientes gráficos ou demais pacotes. 3- Faça login como root. 4- Copie a pasta installsys para /root/brasa. 5- Execute o script brasa_netbook.sh 6- Responda qual nível de otimização, tipo e quantidade de núcleos do processador.

Gerenciamento de Pacotes:
Busca de pacotes: apt-cache search <nome_do_pacote> Instalação de pacotes: apt-build install <nome_do_pacote> Desinstalação de pacotes: apt-get purge <nome_do_pacote> Instalação de pacotes binários: apt-get install <nome_do_pacote> Atualização do sistema: apt-build upgrade

Downloads:
Brasa OS 1.1 32 Bits - 10820 KB
Brasa OS 1.1 64 Bits - 11214 KB

Atualizado em 26/09/2012

Log de Alterações.

Importante:
É altamente recomendável Internet banda larga e um bom processador. Todos os pacotes adicionais são baixados pela Internet e compilados, a instalação pode demorar bastante. Ao final, o usuário terá um sistema com interface gráfica, onde pode instalar outros pacotes, sempre com o comando apt-build. Caso algum pacote não tenha o código fonte disponível, pode-se instalar os binários prontos, sem compilação otimizada, com o comando "apt-get install <nome_do_pacote>". O script installbrasa.sh deve ser usado com o cd-rom montado em /media/cdrom Para Netbooks, a pasta installsys deve ser copiada para /root/brasa Brasa OS pode ser instalado em computadores que já tenham outros sistemas, tomando-se o cuidado de configurar corretamente o particionamento.

Brasa OS: 
É livre de propagandas, vírus e qualquer outro tipo de praga virtual. É totalmente grátis. Pode ser copiado livremente. Criado em 05/02/2012 por Marcelo Marchi Negreira. www.mmnegreira.blogspot.com
mmnegreira@gmail.com