domingo, 5 de fevereiro de 2012

Brasa OS

Apresentação:
Brasa OS é uma distribuição Linux baseada no Debian, que conta com seu grande repositório, interface gráfica leve e instalação compilada dos pacotes resultando em desempenho superior. A proposta é entregar um sistema rápido, estável e simples, com o básico necessário para que o usuário personalize como quiser. É um sistema revolucionário por ser o primeiro projetado para instalar pacotes por compilação personalizada, de forma descomplicada, através do comando apt-build. Brasa OS é uma das distribuições Linux mais rápidas do mundo !

Dependências:
Internet via rede ou roteador.

Instalação do Sistema:
1- Grave a Imagem do sistema num CD 2- Conectado a Internet, instale o sistema primário pelo CD, sem ambientes gráficos ou demais pacotes. 3- Faça login como root. 4- Monte o cd-rom com o comando mount /dev/cdrom /media/cdrom 5- Execute o script sh /media/cdrom/installbrasa.sh 6- Responda qual nível de otimização, tipo e quantidade de núcleos do processador.


Instalação em Netbooks:
1- Usando o Unetbootin, converta a imagem de cd para um pendrive 2- Conectado a Internet, instale o sistema primário pelo pendrive, sem ambientes gráficos ou demais pacotes. 3- Faça login como root. 4- Copie a pasta installsys para /root/brasa. 5- Execute o script brasa_netbook.sh 6- Responda qual nível de otimização, tipo e quantidade de núcleos do processador.

Gerenciamento de Pacotes:
Busca de pacotes: apt-cache search <nome_do_pacote> Instalação de pacotes: apt-build install <nome_do_pacote> Desinstalação de pacotes: apt-get purge <nome_do_pacote> Instalação de pacotes binários: apt-get install <nome_do_pacote> Atualização do sistema: apt-build upgrade

Downloads:
Brasa OS 1.1 32 Bits - 10820 KB
Brasa OS 1.1 64 Bits - 11214 KB

Atualizado em 26/09/2012

Log de Alterações.

Importante:
É altamente recomendável Internet banda larga e um bom processador. Todos os pacotes adicionais são baixados pela Internet e compilados, a instalação pode demorar bastante. Ao final, o usuário terá um sistema com interface gráfica, onde pode instalar outros pacotes, sempre com o comando apt-build. Caso algum pacote não tenha o código fonte disponível, pode-se instalar os binários prontos, sem compilação otimizada, com o comando "apt-get install <nome_do_pacote>". O script installbrasa.sh deve ser usado com o cd-rom montado em /media/cdrom Para Netbooks, a pasta installsys deve ser copiada para /root/brasa Brasa OS pode ser instalado em computadores que já tenham outros sistemas, tomando-se o cuidado de configurar corretamente o particionamento.

Brasa OS: 
É livre de propagandas, vírus e qualquer outro tipo de praga virtual. É totalmente grátis. Pode ser copiado livremente. Criado em 05/02/2012 por Marcelo Marchi Negreira. www.mmnegreira.blogspot.com
mmnegreira@gmail.com

3 comentários:

  1. Olá, esse OS parece bom para netbooks. Tem como fazer um tutorial de instalação em pen drive?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio,

      Brasa OS foi desenvolvido para uso em qualquer computador, ele é universal pois fica como o usuário quer.

      Inicialmente a instalação deve ser feita pelo CD,mas acredito que possa ser instalado via Pendrive com ajuda do Unetbootin.

      Algumas alterações podem ser necessárias no script de instalação, installsys.sh

      Posteriormente farei uma versão específica para isso.

      Um abraço !

      Excluir
    2. Caio,

      A versão 0.9 tem instalador para netbooks e tutorial.

      Dá uma conferida.

      Abraço !

      Excluir